Infertilidade: Quando se preocupar.

Infertilidade é a incapacidade do casal engravidar e ter filho após um ano ou mais de relações regulares, sem o uso de métodos contraceptivos, como camisinha, pílula, etc. Pode acometer tanto homens quanto mulheres e o tratamento a ser escolhido dependerá de cada caso, envolvendo fatores como a idade da mulher, a(s) causa(s) da infertilidade e a(s) resposta(s) a tratamentos anteriores.

A infertilidade é um problema que afeta aproximadamente 10% a 15% dos casais em idade reprodutiva e na maioria das vezes pode levar a um sentimento de tristeza ou ao estresse. A realização de alguns exames, tanto na mulher como no homem, pode esclarecer o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Quanto às causas, em aproximadamente 30% dos casos a infertilidade tem origem na mulher e as causas mais comuns são problemas ovulatórios, problemas anatômicos, hormonais, imunológicos, genéticos e outros. Os fatores masculinos estão presentes também em cerca de 30% das vezes, seja pela ausência total ou parcial de espermatozóides, alteração na motilidade ou mesmo na estrutura dos espermatozóides.

Em 10% dos casos não se consegue definir a causa e, finalmente, em 30% das vezes a infertilidade é causada tanto por fatores femininos quanto masculinos.

Em relação aos tratamentos da infertilidade, podem ser utilizadas cirurgias, uso de medicamentos para a indução da ovulação, inseminação artificial, assim como técnicas de Reprodução Assistida, conforme a(s) causa(s) identificada(s).

Dr. Jean Marcelo Moreno